Disciplinas - Primeiro semestre de 2024

Alunos especiais devem entrar em contato diretamente com o(a) professor(a) responsável pela disciplina, com cópia para a secretria de pós-graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para solicitar autorização para inscrever-se. O número de alunos especiais permitido por curso é de competência do(a) professor(a) em função das características da disciplina.

CURSO DE VERÃO EM BIOTECNOLOGIA

Período de matrículas dos estudantes (inicial e final): 18/01 a 19/01/2024

Período de oferecimento (inicial e final): 22/01/24 a 02/02/2024

Dias da semana e horário: segunda a sexta-feira; anfiteatro da UNIFESP-talim (22 a 26/01/2024) e Laboratórios (29/01 a 02/02/2024).

EMENTA: Organização e gerenciamento das atividades do 4º Curso de verão em biotecnologia do PPG- Biotecnologia.

PROCESSOS E PRODUTOS BIOTECNOLÓGICOS (online)

Data inicial para publicação no sistema da oferta desta disciplina: 02/01/24
Período de matrículas dos estudantes (inicial e final): 05/02/24 a 16/02/24
Período para o deferimento/aprovação pelos docentes orientadores (inicial e final): 05/02/24 a 07/02/24
Período de oferecimento (inicial e final): 20/02/24 a 23/04/24
Dias da semana e horário: 3ª feira 17:00 às 21:00

REQUISITOS / CRITÉRIOS DE INGRESSO:
Ser graduado em Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos, Farmácia, Biociências
ou áreas correlatas. Observações para alunos especiais A matricula está condicionada à avaliação da professora reaponsável pela disciplina (ver período para deferimento).
Os alunos interessados devem enviar uma carta de intenção à professora responsável pela disciplina pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Favor indicar no Assunto: 2024 Proc&Prod Biotec. A carta de intenção deverá indicar a contribuição do tema da disciplina para a formação do interessado e/ou sua atividade profissional. Se for o caso, anexar também carta de recomendação de docente da Unifesp, com o qual o aluno esteja mantendo contato/vínculo. Os alunos também devem entrar em contato com a secretaria tão breve quanto possível, para se informar sobre
documentos necessários à matricula, de forma que possam efetuar a matrícula dentro do prazo indicado.

EMENTA:
Mercados biotecnológicos. Desenvolvimento de bioprocessos. Cinética de produção. Modos de operação.
Biorreatores. Purificação de bioprodutos. Biofármacos. Vacinas. Antibióticos. Enzimas. Probióticos. Biocombustíveis.
Biorrefinarias. Tratamento de efluentes.Terapia celular. Engenharia Tecidual. Economia de bioprocessos. Ampliação
de escala. Biossegurança. Boas práticas de fabricação.

ESCRITA CIENTÍFICA: PROCESSO, FERRAMENTAS E TÉCNICAS

Profa. Danielle Maass.

CITOMETRIA: UMA APLICAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

Prof. Flávio Loures.