Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

 

1. Como fazer uma pós-graduação em biotecnologia no PPG-BT?

Em caso de interesse numa pós-graduação no PPG-BT, o primeiro passo é entrar em contato com um dos docentes cadastrados no programa numa área de interesse, para acertar a realização de um projeto de mestrado ou doutorado. Geralmente esta fase envolve uma análise curricular pelo orientador e a realização de um período probatório de pesquisa. Após acertar os detalhes de um projeto de pesquisa, estes candidatos devem procurar obter uma bolsa de pesquisa com o orientador e entrar no processo seletivo do PPG-BT.

2. A quem se destina o programa de pós-graduação interunidades da UNIFESP?

O PPG-BT está aberto para graduandos das mais diversas áreas das ciências naturais e aplicadas, como, por exemplo, Biologia, Biotecnologia, Biomedicina, Engenharia Química, Medicina, Química, e áreas a fim.

3. Em que consiste o processo seletivo do PPG-BT para distribuição de bolsas contingenciadas?

O processo seletivo para distribuição de bolsas contingenciadas do PPG-BT é definido em editais específicos. Geralmente consiste na realização de uma prova escrita e uma entrevista de analise curricular por uma banca definida para cada candidato pela Comissão de Ensino e Pesquisa em Pós Graduação (CEPG) do PPG-BT.

4. Quando é possível participar do processo seletivo do PPG-BT para bolsas  contingenciadas?

O processo seletivo do PPG-BT para bolsas contingenciadas é aberto via editais que especificam os períodos de inscrição.  Em caso de interesse, o candidato deve entrar em contato com um dos docentes cadastrados no programa.

5. O PPG-BT dispõe de bolsas de pesquisa?

O PPG-BT dispõe de um número limitado de bolsas de pesquisa da CAPES (bolsas contingenciadas). Os candidatos mais bem classificados numa prova escrita terão direito a concorrer a estas bolsas.

6. Que documentos deve ser anexado para dar entrada e participar do processo seletivo do PPG-BT?

Para dar entrada ao processo seletivo, o candidato deve anexar os seguintes documentos:

  • Carta de interesse do orientador, endereçada à CEPG, indicando a realização de estágio probatório e o período de estágio;
  • Histórico escolar atualizado;
  • Currículo lattes;
  • Carta de intenção do candidato;
  • Duas cartas de recomendação (preferencialmente de antigos orientadores e/ou professores);
  • Projeto de pesquisa com no máximo 10 páginas relatando os trabalhos a serem desenvolvidos no PPG-BT.

 

 7. Como se obtém o titulo de mestre e de doutor no PPG-BT?

O titulo de mestre e doutor é concedido pelo PPG-BT após a conclusão de um projeto de pesquisa de caráter essencialmente experimental com a defesa da dissertação, para a obtenção do título de Mestre, ou defesa da tese, para obtenção do título de Doutor. O mestrado tem duração de 2 anos e o doutorado de 4 anos. A execução e desenvolvimento do projeto de pesquisa exige geralmente dedicação exclusiva num laboratório de pesquisa. Os pós-graduandos, adicionalmente ao projeto experimental, precisam cursar unidades curriculares (disciplinas) do PPG-BT. Após completar o projeto de pesquisa e as unidades curriculares exigidas, o pós-graduando está apto para a defesa de sua dissertação ou tese, que será avaliada e escrutinada publicamente por uma banca composta por professores doutores escolhidos pelo orientador e CEPG. Em caso de aprovação, o aluno obterá da UNIFESP o titulo de Mestre ou Doutor em Biotecnologia.

8. Qual a duração de um projeto de pesquisa de pós-graduação?

Um mestrado acadêmico geralmente dura em torno de 2 (dois) anos e um doutorado de 4 (quatro) anos.

9. Há também a opção de entrada no PPG-BT por fluxo continuo?

Sim, após aprovação de bolsa e banca de avaliação de projeto.