PROCESSO SELETIVO BOLSAS 2020-1

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS 2020-1 – MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia (PPG-BT) – Universidade Federal de São Paulo

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) torna pública a abertura de processo seletivo para Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto, através do Edital de Processo Seletivo para Bolsas 2020-1 do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia da UNIFESP.  Excepcionalmente para este edital serão também classificados os alunos que, de acordo com as normas apresentadas abaixo, farão parte da lista de alunos aptos a receberem bolsa de mestrado/doutorado quando da disponibilização destas pela CAPES e durante o período de validade do edital.

– O processo seletivo ocorrerá em duas fases1:

1ª. Etapa: Análise de Currículo Lattes (classificatória). O julgamento, expresso mediante nota global, deverá refletir os méritos do candidato como resultado da apreciação do conjunto da regularidade de suas atividades acadêmicas.

2ª. Etapa:  Prova Prática (classificatória). A Prova Prática constituir-se-á de avaliação do Projeto de Pesquisa por meio de exposição pelo candidato. O projeto de pesquisa será avaliado pela Banca Examinadora com apresentação oral pelo candidato e arguição pela banca.

1Ambas as fases acontecerão em um único dia e serão realizadas via acesso remoto.

– Como fazer e acompanhar a inscrição:

  1. Candidato deverá observar o período de inscrição conforme calendário abaixo.
  2. Candidato deverá buscar um orientador entre os docentes cadastrados no PPG- BT e obter junto a ele (a) uma carta de interesse em orientá-lo(a) e um projeto de pesquisa (mais informações no sítio do PPG-BT).
  3. Candidato deverá encaminhar todos os documentos exigidos e o formulário de inscrição para ppg.biotec@unifesp.br em um único correio eletrônico.
  4. Candidato deverá acessar o site do PPG-BT com frequência (http://ppgbiotec.sites.unifesp.br/ppgbiotec/pos-graduacao), para consultar/acompanhar informações e resultados de cada fase do processo.

– Documentos exigidos:

  1. Carta de interesse do orientador, endereçada à CEPG, indicando o período de tempo que cumpriu colaboração voluntária junto ao grupo de pesquisa do orientador. A colaboração voluntária é um critério adicional não obrigatório.

No caso de solicitação de doutorado direto:

  • O orientador deve indicar em sua carta de interesse as motivações e justificativas para que o candidato entre no programa diretamente como doutorando.
  • Estas justificativas serão levadas em consideração pela CEPG com auxílio da banca avaliadora do projeto do candidato podendo ser aprovada a indicação de doutorado direto em caso do candidato obter uma nota média final superior a 8,0.
  • A decisão sobre o deferimento final do candidato ao doutorado direto caberá a CEPG, que dentre outros, avaliará o currículo de graduação e o desempenho do aluno na fase de colaboração voluntária junto ao orientador.
  • Em caso de indeferimento da solicitação de doutorado direto, a CEPG poderá redirecionar a solicitação para a modalidade mestrado.
    1. Histórico escolar completo da graduação e, em caso de candidatos a doutorado, da pós-graduação;
    2. Currículo Lattes;
    3. Carta de intenção do candidato;
    4. Duas cartas de recomendação (preferencialmente de antigos orientadores e/ou professores);
    5. Projeto de pesquisa com no máximo 10 páginas (as páginas de referências não são contabilizadas) relatando os trabalhos a serem desenvolvidos no PPG-BT.
    6. Formulário de inscrição (Anexo 1) devidamente preenchido.

Enviar para ppg.biotec@unifesp.br em um único correio eletrônico.

– Calendário do Processo Seletivo 2020.

08/05/2020 Lançamento do Edital;
11/05/2020 Abertura das inscrições;
31/05/2020 Encerramento das inscrições;
01/06/2020 Divulgação da lista consolidada com os nomes dos candidatos inscritos;

02/06/2020 Encaminhamento de recursos à Coordenação do Programa pelo endereço eletrônico ppg.biotec@unifesp.br;
04/06/2020 Resposta aos recursos encaminhados no sítio eletrônico do Programa;
05/06/2020 Divulgação da lista consolidada com os nomes dos candidatos inscritos;
08/06/2020 Prova Prática e Análise do Currículo Lattes;
09/06/2020 Divulgação do resultado;
10/06/2020 Encaminhamento de recursos à Coordenação do Programa;
11/06/2020 Resposta aos recursos encaminhados no sítio eletrônico do Programa;
12/06/2020 Divulgação do resultado final2
A partir do 15/06/2019 Período inicial de matrícula dos alunos aprovados conforme a disponibilidade de bolsas até esta data.

2Na divulgação do resultado final, constará como deferido no Processo Seletivo um número de candidatos idêntico ao número de bolsas disponíveis até 29/05/2020. Os candidatos com média superior a 6 nas duas provas deste processo seletivo que excederem o número de bolsas disponíveis até esta data comporão uma lista de espera de acordo com sua classificação final, e poderão receber bolsa eventualmente disponibilizada pelo PPG-BT durante a vigência deste edital.

– Vigência do edital.

Este edital estará vigente até 29/05/2021, ou até a publicação de um novo edital de seleção para bolsas do PPG-BT.

Alunos não matriculados até a data final de vigência do edital serão eliminados deste processo seletivo para bolsas.

– Disposições Gerais

Para a participação no processo seletivo do PPG-BT é exigido que o candidato tenha orientador e projeto definidos.

  1. No ato da inscrição o candidato deve anexar todos os documentos exigidos acima ao formulário de inscrições, e encaminhar para ppg.biotec@unifesp.br, não sendo permitido o envio dos documentos por nenhum outro meio que não seja este.
  2. As inscrições recebidas sem a documentação completa serão indeferidas automaticamente e não caberá recurso.
  3. O candidato deverá acompanhar as fases do processo de seleção e seus respectivos resultados exclusivamente pelo sítio do PPG-BT.

Para o dia das Provas: Análise de Currículo Lattes e Prova Prática

 

  • As informações sobre data, horário e plataforma usada para a realização do processo seletivo será disponibilizada na página da PPG-BT. Cada candidato terá horário marcado de forma individual.
  • Solicitações de mudanças no agendamento da prova não serão aceitas.
  • Cada etapa valerá 10 pontos. Após avaliação dos critérios, os membros apresentarão uma nota e a média aritmética será computada para cada candidato. Serão considerados classificados os candidatos que apresentarem média aritmética igual ou superior a 6.0 para mestrado, 7.0 para doutorado e 8.0 para doutorado direto.
  • É facultado à banca examinadora, caso considere haver inexistência de candidatos habilitados, deixar vagas em aberto.
  • Aos resultados das arguições não caberão recursos.
  • No caso de não haver candidatos em lista de espera para um dos tipos de bolsa poderá ser aberto um novo processo seletivo para essas bolsas em específico.

 

Uma banca avaliadora constituída por três professores (internos ou externos ao PPG-Biotec) avaliará os currículos recebidos quanto a dois critérios principais: histórico escolar (aferido pelas notas/conceitos obtidos durante a graduação/pós-graduação) e participação em atividades de pesquisa (iniciação científica, pós-graduação, participação em eventos nacionais/internacionais, publicações e estágios).

 

Publicação da Lista Final de Candidatos Aprovados no Processo de Seleção:

  1. A lista final dos candidatos deferidos será publicada no link do sítio do PPG-BT.
  2. Os candidatos deferidos deverão confirmar o interesse pela bolsa e seguir com os procedimentos de matrícula na secretaria de pós-graduação do campus São José dos Campos da UNIFESP nos períodos indicados.
  • Todas as instruções sobre a confirmação da bolsa, a matrícula e o ingresso no PPG-BT serão publicadas exclusivamente no link do sítio do PPG-BT.
  1. Antes de matricular-se, o candidato deve estar ciente sobre as normas e prazos constantes no Regimento do PPG-BT e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP para certificar-se de que está de acordo com a proposta acadêmica e científica deste Programa.
  2. A efetivação da matrícula é necessária para que o candidato seja considerado aluno regular do PPG-BT.
  3. Aos resultados finais deste Processo de Seleção à bolsa não caberá recurso.
  4. Após a divulgação do resultado e passado o período inicial de matrícula, poderão ser abertos outros períodos de matrícula de acordo com a disponibilidade de bolsas.
  5. Alunos não matriculados até a data final de vigência do edital serão eliminados deste processo seletivo para bolsas.

Recomendações para a elaboração do Projeto de Pesquisa

  1. O Projeto de Pesquisa deverá ser apresentado com objetividade e clareza.
  2. O Projeto de Pesquisa deverá ter no máximo 10 (dez) páginas. As páginas de referências não são contabilizadas.
  3. O Projeto deverá ser escrito na seguinte configuração:
  • Fonte: Times New Roman 12
  • Espaçamento entre as linhas: 2 linhas
  • Margens: todas em 2 cm
  1. A primeira página deverá apresentar:
  • Nome do candidato
  • Nome do orientador
  • Título do Projeto de Pesquisa
  • Resumo do Projeto de Pesquisa com máximo de 20 (vinte) linhas que sintetizem a proposta e, principalmente, o foco de investigação.
  • Na sequência, o Projeto de Pesquisa também deverá apresentar Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Cronograma e Bibliografia.

 

 

São José dos Campos, 11 de maio de 2020.
_____________________________________
Claudia B. L. Campos
Professora. Dra.
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Interunidades
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

 

 

 

 

Anexo 1 –Formulário de Inscrição

PPG-BT-UNIFESP

 

  1. Inscrição

Data da inscrição: ____/____/____

Curso:   (   ) Mestrado     (   ) Doutorado      (  ) Doutorado Direto

  1. Dados do Candidato:

Nome:_______________________________________Data de Nascimento ___/___/___

Cidade de Nascimento: ______________________________UF de Nascimento: _______

Estado Civil:  _____________ RG:_________________ CPF: ______________________

Endereço Residencial: _______________________________Bairro: _________________

Cidade: ______________________UF:_____________ CEP:________________________ Tel.:____________________________

E-mail:_____________________________________________

 

  1. Formação Acadêmica

Graduação: _____________________________________ Ano de Conclusão: _________

Instituição: ______________________________________

Mestrado:______________________________________ Ano de Conclusão:__________

Instituição: ______________________________________

 

  1. Dados da Candidatura

Deseja concorrer a bolsa?  (    ) Sim       (   ) Não

Trabalha? (   )  Sim      (   ) Não

Nome do Orientador: _____________________________________________________

Título do Projeto: ________________________________________________________